por: Credtimes
Foto: Canva
Foto: Canva
Famílias na zona do euro estão solicitando mais empréstimos pela primeira vez em dois anos, devido ao otimismo econômico e à queda das taxas de juros, conforme pesquisa do BCE.
Foto: Canva
O BCE começou a cortar as taxas em junho, mas os custos dos empréstimos já vinham caindo antes disso, tornando o crédito mais atraente gradualmente.
Foto: Canva
16% dos credores relataram aumento na demanda por empréstimos familiares até junho, tendência esperada para continuar, impulsionada pela melhoria no mercado imobiliário.
Foto: Canva
As taxas de juros gerais e a confiança do consumidor também tiveram impacto positivo, mas menor, na demanda por empréstimos.
Foto: Canva
Bancos aliviaram as condições das hipotecas pelo segundo trimestre consecutivo devido à maior concorrência, embora tenham restringido o crédito devido a riscos percebidos.
Foto: Canva
O economista Bert Colijn destacou notas positivas na pesquisa, mas indicou espaço para mais cortes de taxas pelo BCE, com dois cortes previstos até o final do ano.
Foto: Canva
As condições para empréstimos corporativos continuaram restritivas e a demanda diminuiu, com um aperto significativo para empresas do setor imobiliário comercial, alinhado à supervisão do BCE.